SÍMBOLO

O termo símbolo, com origem no grego σύμβολον (sýmbolon), designa um elemento representativo que está (realidade visível) em lugar de algo (realidade invisível) que tanto pode ser um objeto como um conceito ou idéia, determinada quantidade ou qualidade. O "símbolo" é um elemento essencial no processo de comunicação, encontrando-se difundido pelo quotidiano e pelas mais variadas vertentes do saber humano.

LOGOTIPO

Logotipo, ou logótipo, refere-se à forma particular como o nome da marca é representado graficamente, pela escolha ou desenho de uma tipografia específica. É um dos elementos gráficos de composição de uma marca, algumas vezes é o único, tornando-se a principal representação gráfica da mesma.
Logotipo é uma assinatura institucional, a representação gráfica da marca. Por isso ela deverá aparecer em todas as peças gráficas feitas para a empresa. Como toda assinatura, a logotipo precisa seguir um padrão visual que o torna reconhecido onde quer que ela seja estampada.
Usar corretamente o logotipo é uma das ações obrigatórias para o reforço da imagem e da personalidade da empresa.

LOGOMARCA

Logomarca é um neologismo usado de forma empírica e genérica, para designar logotipo, símbolo ou marca, sem que haja consenso nem precisão absoluta ao que ele se refere, se apenas ao símbolo, ao logotipo ou ao sinal misto (combinação de ambos). O seu uso está popularizado no Brasil e o termo consta do dicionário Aurélio. No entanto, o termo é considerado inadequado por alguns designers por, segundo eles, não possuir a necessária precisão.l

LOGO

O Logos, no grego, significava inicialmente a palavra escrita ou falada - o Verbo. Mas a partir de filósofos gregos como Heráclito passou a ter um significado mais amplo. Logos passa a ser um conceito filosófico traduzido como razão, tanto como a capacidade de racionalização individual ou como um princípio cósmico da Ordem e da Beleza.

MARCA

É a representação simbólica de uma entidade, qualquer que ela seja, algo que permite identificá-la de um modo imediato como, por exemplo, um sinal de presença, uma simples pegada. Na teoria da comunicação, pode ser um signo, um símbolo ou um ícone. Uma simples palavra pode referir uma marca.O termo é freqüentemente usado hoje em dia como referência a uma determinada empresa: um nome, marca verbal, imagens ou conceitos que distinguem o produto, serviço ou a própria empresa. Quando se fala em marca, é comum estar-se a referir, na maioria das vezes, a uma representação gráfica no âmbito e competência do designer gráfico, onde a marca pode ser representada graficamente por uma composição de um símbolo e/ ou logotipo, tanto individualmente quanto combinados.



LOGO OCULTO

O logotipo é a parte visual representativa de uma empresa.

Alguns, porém apresentam-se aos nossos olhos com símbolos ocultos que nos transmitem mensagens que reforçam a identificação da marca. Esses símbolos ocultos são “mensagens subliminares”, introduzidas no logotipo, e que a primeira vista podem passar despercebidas.

Para visualizar alguns exemplos, consulte no índice “LOGO OCULTO”

REAL MADRID CLUB DE FÚTBOL - Escudo - 307



REAL MADRID












No dia 06.03.1902, um grupo de aficionados funda o Real Madrid Fott Bal Club. O primeiro escudo era um a mistura das três iniciais  do clube, M,C e F na cor azul-escuro.








Nas normas da época, era obrigado a intercalar o escudo do clube  com a da Prefeitura de Madrid para as partidas oficiais com outros clubes. Por essa razão, equivocadamente se associa os escudos circulares, como é visto ao lado





Em 1908, o escudo é redesenhado. As iniciais que formavam
O escudo anterior é mantida, porém numa forma mais estilizada e dentro de um círculo, que não será mais removido















No dia 29.06.1920, o Rei Alfonso XIII, concede ao clube o título de REAL, mediante documento público concedido à diretoria. A partir de então passa a se deniominar: Real Madrid Fottball Club, sofrendo um leve redesenho. É acrescentada a coroa da realeza, o M se faz mais profundo e a F cresce em comprimento.
Para as partidas oficiais, se adota o escudo da cidade junto com a coroa bubônica

Com a chegada da República, fica proibido todos os símbolos monárquicos, deste modo,   o escudo perde a coroa, ficando novamente somente o círculo inicial com as iniciais do clube, porém com uma imagem mais estilizada. As letras interiores se reordenam ligeiramente e a união da M volta a ficar centrada.
Ao escudo é acrescentada uma faixa azul mais claro, representando a Região de Castilla.



Em 1941, depois de terminada a Guerra Civil (1936-1939), o escudo se apresenta com o aspecto anterior da República, novamente é coroado, com a volta formal da monarquia durante o regime.É mudada a cor, o azul-escuro, dá lugar ao dourado que é predominante. A faixa azul no centro é mantida.



Finalmente o escudo se estiliza mais, a faixa azul fica mais estreita. A letra M aumenta de tamanho, bem como a grossura das letrasEste é o escudo atual, usado como imagem corporativa e logotipo.

Formatação e pesquisa: Helio Rubiales
Fonte: realmadrid-futbol.com/Escudo.htm

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